Esta é, certamente, uma pergunta que muitos pais fazem ao decidir presentear seu filho com um novo console de vídeo game. Afinal, instalá-lo no quarto é mais vantajoso que instalá-lo na sala? Ou vice-versa?

game-pai-filho

Sala VS Quarto

Esse é um assunto que já gerou muitas discussões no universo dos gamers (pessoas fanáticas por vídeo games). Cada cômodo possui vantagens e desvantagens quanto a instalação dos aparelhos, mas vários fatores devem ser levados em consideração quando for necessário escolher um deles.

O quarto é um local mais isolado para a criança. Lá, seu filho poderá jogar com mais tranquilidade, sem incomodar as demais pessoas da casa com os ruídos produzidos pelos jogos. O problema é que no quarto, seu filho tende a jogar em posições nada confortáveis, como deitado na cama ou até mesmo sentado no chão. Além disso, quando o vídeo game está instalado no quarto, pode ser um pouco mais difícil para os pais controlarem o tempo que a criança passa jogando, o que pode fazer com que seu filho deixe de fazer outras atividades para ficar no vídeo game.

Kids Playing Violent Video Games

A sala possui a vantagem de ser um ambiente mais arejado e confortável para esse tipo de atividade. O problema são os ruídos, que podem incomodar bastante dependendo do tipo de jogo que seu filho curte. Além disso, como em muitas casas a sala é um local de intensa circulação de pessoas, seu filho também poderá se sentir incomodado.

Por outro lado, ao instalar o aparelho na sala, os pais podem ter maior controle do tempo que seus filhos passam jogando. Além disso, também podem participar das brincadeiras, pois a maioria dos consoles contam com dois ou mais controles e a possibilidade de criar partidas para vários jogadores ao mesmo tempo.

1309732390_3

Tomando decisões

Nossa geração cresceu em uma época diferente, quando ficar na rua até mais tarde não significava quase nenhum perigo. Hoje em dia, a violência, principalmente nas grandes cidades, crie um medo de ficar na rua, até mesmo durante o dia. Assim, quem acaba sofrendo com isso sãos os nossos filhos, que acabam ficando muito tempo em casa…

casa03

O vídeo game deve ser uma diversão para os pequenos e por esse motivo os pais precisam saber como controlar o tempo que a criança passa em contato com os jogos eletrônicos. Ao instalar o console no quarto, tente criar um cronograma para que a criança não fique a maior parte de seu tempo jogando, deixando de lado as outras atividades importantes de seu dia a dia.

 

Dicas

Se optar por instalá-lo na sala, aproveite para participar das brincadeiras, tornando esse um ótimo momento de lazer para a família! Caso opte por instalar o vídeo game no quarto, tente conseguir uma poltrona confortável para que seu filho, assim é possível evitar diversos problemas relacionados a má postura. Lembre-se de instalar a TV a uma distância de ao menos dois metros do local em que seu filho joga, assim também é possível evitar problemas no futuro, relacionados a visão.

sala-video-game-3

Pin It on Pinterest